PARÁ: Detentas de Santarém participam de oficina de artesanato

loading...

OFICINA-ARTESANATODetentas do Centro de Recuperação Agrícola Sílvio Hall de Moura (Crashm) participaram durante a semana de uma oficina de artesanato, em comemoração ao Dia das Mães. As 14 alunas da terceira etapa do ensino fundamental confeccionaram vários objetos, na oficina realizada em parceria com o Projeto Casinha de Leitura, da Secretaria Municipal de Educação de Santarém, município do oeste do Pará.

A educadora do projeto, Josélia Neves, explicou que a iniciativa envolve ações educativas, a fim de gerar outras oportunidades às detentas. “Na penitenciária iremos desenvolver esse trabalho pelo menos uma vez ao mês. As mulheres aprenderão artesanato, dança e música, e outras práticas artísticas que elas solicitarem”, concluiu.

O coordenador de educação da penitenciária disse que a iniciativa contribui para a humanização do espaço de reclusão. “A gente se preocupa com a ressocialização dos internos, e através de parcerias desenvolvemos atividades educativas, para que as pessoas otimizem esse tempo em que estão aqui. Além da educação, hoje elas participam de uma homenagem às mães. Isso mexe muito com as emoções”, acrescentou.

As detentas participaram de dinâmicas, apresentações, sorteio de brindes e confraternização. Segundo elas, nessas ocasiões é possível aprender e se divertir. “A gente aprende muito. É uma oportunidade de, lá fora, desenvolver essas técnicas e ganhar dinheiro. Em relação ao Dia das Mães, a gente se sente acolhida. Isso nos une e ajuda a superar as dificuldades”, declarou uma detenta, que cumpre pena há mais de três anos.

Educação – Atualmente, 85 internos do Crashm estudam por meio do Programa Brasil Alfabetizado (PBA), do governo federal, distribuídos em cinco turmas, pela manhã e tarde. Destes, 14 são mulheres. O Projeto Casinha de Leitura faz parte da grade curricular do curso. Os professores são da rede municipal de ensino.

Com o projeto, a penitenciária está recebendo uma biblioteca e doação de livros de histórias bíblicas e infantis, resultado de uma parceria com a Sociedade Bíblica do Brasil. A biblioteca está sendo preparada para receber filhos de detentos. Os educadores também pretendem desenvolver atividades lúdicas e contação de histórias durante as visitas das crianças.

Fonte: www.agenciapara.com.br

NOVIDADES POR E-MAIL

1). Digite seu e-mail e clique em ENVIAR.
2). Entre no e-mail e clique no link para confirmar sua inscricao.

Caso não esteja recebendo, veja este passo a passo:Como se cadastrar na Newsletter


Deixar resposta